As 5 ciberameaças para as quais as empresas precisam de se preparar em 2021
A indústria de segurança cibernética está a crescer rapidamente a cada dia com os riscos a aumentarem com a inclusão de Inteligência Artificial e Hacking baseados em Blockchain.
Atualmente, aproximadamente 230.000 novos Malwares Avançados são lançados a cada dia existindo um ataque a cada 39 segundos.
43% dos ataques cibernéticos visam pequenos negócios:
- 64% das empresas sofreram ataques baseados na web;
- 62% de ataques phishing e engenharia social;
- 59% das empresas experimentaram códigos maliciosos e botnets;
- 51% sofreram ataques de negação de serviço;
- No último trimestre de 2020 o pré-pagamento de resgates aumentou 21% e o pagamento médio foi de 84.116;
As organizações precisam de fazer uma mudança fundamental na sua abordagem à segurança cibernética e priorizar os orçamentos para se alinharem a essa realidade recém-definida da nossa sociedade moderna.
1.Inteligência Artificial
Com os avanços na Inteligência Artificial é possível criar falsas mensagens de áudio e vídeo que são incrivelmente difíceis de distinguir da realidade. Esses deepfakes, como são chamados, podem ser uma vantagem para os Hackers em alguns aspetos.
O cibercriminoso, usando emails de Phishing gerados através de tecnologia de Inteligência Artificial, enganam as pessoas para entregar dados de autenticação e outros dados sensíveis. Estas técnicas de IA já mostraram ser mais eficazes do que os ataques executados por seres humanos.
2.Envenenamento das defesas
As empresas de segurança adotaram já modelos de Inteligência Artificial como forma de ajudar a antecipar e detetar ataques cibernéticos. Por outro lado, os cibercriminosos optaram por criar redes neurais para tentar adivinhar o que os defensores e respetivos algoritmos estão a usar para tentar treinar modelos e envenená-los e assim conseguir camuflar devidamente o código malicioso.
3.Hacking a soluções de troca de dados digitais
Contratos inteligentes são programas armazenados que executam automaticamente alguma forma de troca de ativos digitais se as condições codificadas neles forem atendidas.
Desde transferências de dinheiro até proteção de propriedade intelectual, o Blockchain foi projetado para ser transparente e ágil, no entanto, a missão de proteger esta transação será um enorme desafio.
4.Quebrar a criptografia das comunicações
As máquinas quânticas estão ainda a gatinhar e podem levar alguns anos até que elas representem uma séria ameaça, mas produtos como automóveis cujo software pode ser atualizado remotamente ainda estarão em uso daqui a uma década ou mais.
Assim, a criptografia usada para a comunicação com o IoT (carros, frigoríficos, etc.) estará vulnerável mais tarde ou mais cedo.
5.Ataques direcionados a Cloud Computing
Alojar os dados nos nossos fornecedores de alojamento Cloud não garante a segurança dos mesmos. Estas organizações de alojamento Cloud são super tentadores para os Hackers.
A segurança de TI de qualquer sistema deve passar sempre por estratégias de múltiplas camadas e o organização de alojamento Cloud não é exceção à regra. Assim sendo, a análise destes fornecedores deverá ser cuidada para perceber que estão mais bem preparadas para enfrentar as ameaças de amanhã.
A Pontual Software Solutions dispõe da consultoria necessária para que as suas defesas acompanhem a evolução das ameaças.