5 Dicas para uma Gestão de Processos com Sucesso
No meio empresarial, trabalhar com processos é o mesmo que se falar em eficiência, qualidade, e redução de custos. A necessidade de alteração da dinâmica das organizações em razão da competitividade do mercado, e também do avanço da tecnologia, tem feito com que a gestão de processos seja aperfeiçoada a cada dia, com a finalidade de fazer com que o negócio cresça e se torne mais lucrativo.
A necessidade de se organizar:
A tendência da gestão dos processos cresce cada dia mais em função de alguns fatores, de acordo com a dinâmica atual do meio empresarial, e entre os principais, estão eles:
- Necessidade de aumentar a eficiência e a rapidez na disponibilização de produtos ou serviços devido ao aumento da procura do mercado.
- Implementação de sistemas informatizados (ERP), o que exige que o mapeamento de processos seja realizado.
- Constantes mudanças no ambiente provocadas pela velocidade de circulação de informações.
- Compreendendo um pouco esta realidade, podemos ressaltar cinco dicas que podem fazer toda a diferença dentro do ambiente produtivo. São elas:
1. Traduzir o negócio em processos:
Neste passo, os processos mais importantes para o negócio, assim como aqueles que lhe oferecem suporte, deverão ser identificados. Estes processos devem ser definidos dentro da visão estratégica do empreendimento, voltados para o alcance das metas e para a redução de custos. A partir desta definição, um mapa de processos deverá ser desenhado e definido.
2. Mapear e detalhar processos:
Após mapear os processos, cada um deles deve ser desmembrado e descrito de forma detalhada, o que permite gerir os custos de cada um, assim como definir a quantidade de pessoas destinadas àquela finalidade de maneira mais assertiva.
3. Definir indicadores:
Tão importante como identificar e standardizar os processos, é definir indicadores e metas para que cada um desses esteja em constante evolução.
4. Identificar oportunidades de melhorias:
A gestão de processos deverá ser constituída de forma a evitar a perda de eficiência, o retrabalho e o desperdício de esforços. Desta forma, as oportunidades de melhoria deverão ser identificadas e através de quatro princípios básicos: o incremento, a simplificação, a automatização, e a eliminação de atividades excessivamente onerosas.
5. Trabalhar na mudança da cultura da empresa:
Será necessário promover uma mudança de cultural no seio da empresa, quando se começa a trabalhar com a gestão de processos. Não se trata apenas de alterar a forma de realizar o trabalho, mas sim investir em formação e fazer com que todos se envolvam com o trabalho e adquiram um senso autocrítico mais robusto. Em função disso é que a gestão de processos deverá ser instituída no negócio de maneira planeada e progressiva.