Agilidade nos Escritórios de Contabilidade
Na Era Digital, a agilidade organizacional não é uma opção, mas sim uma necessidade transversal a todos os tipos de organizações que queiram estar em condições de competir e prosperar nos seus mercados de atuação. Entre outros, os Escritórios de Contabilidade são um dos setores de atividade com mais desafios pela frente.
Segundo o World Economic Forum, prevê-se que até 2022, as profissões de contabilista, auditores, analistas financeiros e administrativos de recursos humanos sejam redundantes uma vez que poderão ser automatizadas. Os Escritórios de Contabilidade deverão ser capazes de adotar modelos de gestão ágeis, que lhes permita repensar e redesenhar, de forma rápida e eficiente, estratégias, estruturas e processos, bem como preparar as pessoas de modo a dar resposta às mudanças do mercado e avanços tecnológicos ou mesmo antecipar-se a elas de forma produtiva, económica e sem comprometer a qualidade, tendo em vista a criação e capitalização de novas oportunidades e proteção de valor.
Não é possível repensar um modelo organizacional sem considerar todas as tecnologias digitais subjacentes. Os Escritórios de Contabilidade não as podem encarar apenas como um recurso de suporte às operações; elas devem ser consideradas como um elemento fundamental para garantir a flexibilidade e a velocidade de resposta às mudanças das necessidades das partes interessadas.
Automatização de tarefas e processos rotineiros, gestão de fluxos de trabalho e disponibilização da informação, em tempo real e em qualquer lugar, são alguns exemplos de como a tecnologia pode auxiliar os Escritórios de Contabilidade a ganhar uma vantagem competitiva no mercado.