Ataques de ransomware: Necessidade de recuperação de dados da empresa moderna
No passado mês de março, o FBI publicava um número alarmante: só durante o último ano e meio as vítimas de ransomware pagaram pelo menos 140 milhões de dólares em resgates. E este dado refere-se apenas aos pagamentos feitos em bitcoins, pelo que seguramente o valor real será muito superior.
Estes dados refletem uma nítida mensagem: os ataques de ransomware já fazem parte do quotidiano das empresas, e estas estão dispostas a pagar ingentes quantias de dinheiro para recuperar os seus dados o mais rápido possível.
Diante da ameaça de ciberataques, as empresas devem contar com sistemas de backup que lhes permitam voltar a funcionar. A maioria dos ciberataques podem ser detetados com relativa rapidez (se existirem sistemas de proteção adequados na empresa), pelo que nestes casos a recuperação de dados de backup implica um volume de dados relativamente reduzido.
Mas no caso do ransomware, este cenário muda radicalmente. Os atacantes podem penetrar nos sistemas de TI da organização e permanecer “inativos” durante muito tempo, durante o qual vão encriptando os dados, até que chega um momento em que o volume de dados encriptados atinge um nível muito elevado, e é nesta altura que os pedidos de resgate costumam acontecer.
Vemos, assim, que o ransomware obriga as empresas a recuperar grandes volumes a partir dos servidores de backup, em processos que levam muito mais tempo que o habitual. Nas grandes organizações, o problema é ainda mais grave, já que existe uma multiplicidade de ferramentas que fazem com que o processo de recuperação seja ainda mais complexo.
É precisa uma nova geração de sistemas de backup
Agora é preciso adicionar inteligência ao backup na luta contra o ransomware. As soluções de backup de nova geração permitem às empresas modernas enfrentar os desafios dos ataques de ransomware com infraestruturas desenhadas para proporcionar flexibilidade, velocidade de recuperação e backup sem comprometer a organização e a sua imunidade em caso de ataque.
Existem dois mecanismos cruciais num Sistema de TI de uma empresa:
– Proteger a rede e os seus dispositivos contra as ameaças cibernéticas com a implementação de equipamento Firewall, Antivirus e Antimalware Avançado;
– Soluções de reposição de sistema com o maior velocidade de recuperação e backup sem comprometer a organização e a sua imunidade em caso de ataque;
Comece já a proteger a sua empresa.