Big Data: Oportunidade para as empresas

Big Data: Oportunidade para as empresas 1

Big Data: Oportunidade para as empresas

A circulação e geração de dados e informação sempre existiu, mas a evolução digital e tecnológica, que veio trazer recursos tecnológicos como os smartphones e a Internet, faz com que a velocidade a que estes dados são gerados seja incomparavelmente superior. A quantidade de dados gerados diariamente em todo o mundo tem várias origens começando desde logo pelos dados gerados nas redes sociais ou de motores de pesquisa como o Google ou outros.

A estes dados juntamos os gerados pelas próprias empresas, relativamente aos seus recursos humanos, dados financeiros ou fluxos com o exterior.

De todas estas fontes é possível obter imensa informação que, consoante o ramo de negócio de cada empresa se pode traduzir em alguma forma de retorno, mas permite ainda mais saber sobre como se comportam e as preferências dos consumidores, que novas tendências estão a surgir, e como funciona a concorrência. Obter conclusões dos dados existentes implica saber o objetivo e o que é relevante para cada empresa, apenas desta forma poderá obter um conhecimento que se pode revelar crucial, a nível de processos e a nível estratégico.

Ter presente o que vai ser tratado e para que finalidade é fundamental para uma melhor perceção da informação que interessa reter, de entre toda a informação disponível para assim escolher as ferramentas e plataformas corretas para a sua gestão.

O tratamento de dados é trabalho para profissionais da área e, por isso mesmo, há que saber escolher os parceiros e fornecedores certos, de maneira a garantir bons resultados na seleção e gestão da informação relevante para os objetivos da empresa. Para as empresas, ter interna ou externamente competências de data analytics é obrigatório pois só assim é possível gerar valor a partir dos dados de que se dispõe.

Ainda que o Big Data surja muitas vezes associado a grandes empresas, não são precisas grandes dimensões empresariais para que se possa pensar em tirar partido das potencialidades que a partilha de grandes volumes de informação possibilita. Para reduzir custos, aumentar a eficiência, fomentar maiores retornos, inovar ou abrir a porta a novos mercados, esta é uma ferramenta que não se deve, de forma alguma, ignorar.