Cibersegurança enquanto processo: como reduzir o nível de risco

Cibersegurança enquanto processo: como reduzir o nível de risco 1

Cibersegurança enquanto processo: como reduzir o nível de risco

A tecnologia está mais acelerada do que nunca. No entanto, este desenvolvimento tecnológico tem-se mostrado complexo, uma vez que é acompanhado pela evolução das ciberameaças, que acarretam riscos para a segurança das organizações.

Com efeito, os ciberataques nas empresas têm tido um aumento significativo, com vários episódios a terem inclusive como protagonistas organizações bem conhecidas a nível nacional, contribuindo para que este seja cada vez mais um tema prioritário.

 

A importância da prevenção de ataques

 

Os ataques informáticos estão a tornar-se cada vez mais comuns. Por este motivo, é necessário que as organizações estejam prevenidas o quanto antes, de forma a salvaguardarem os seus dados e os dos seus clientes.

Em Portugal, estima-se que apenas 28% das empresas apostaram em fortes políticas de segurança que são atualizadas de forma recorrente. Este tipo de situações acontecem porque, geralmente, as empresas optam por uma proteção mais básica. O obstáculo aqui é que, atualmente, os ataques informáticos são cada vez mais sofisticados, há cada vez mais ameaças que ainda são desconhecidas, e um sistema de segurança que não se encontre devidamente atualizado, com várias camadas de proteção, não poderá garantir a segurança necessária.

É claro que, para usufruírem de um bom sistema de cibersegurança, será necessário um maior investimento. Investimento esse que nem todas as organizações estão dispostas a ter. No entanto, é de realçar que as empresas acabam a ter mais custos quando reagem a estas ameaças, depois de serem alvo de ataque, do que se se tivessem prevenido antecipadamente.

Este tipo de problemas tecnológicos, além de afetarem toda a produtividade da organização, envolvem complicações jurídicas que não são fáceis de resolver. Partir para a prevenção certa destas ameaças deve, por isso, ser uma estratégia obrigatória.

 

Como evitar ciberataques na sua empresa

 

Manter os seus sistemas protegidos é fundamental para evitar que a sua organização seja atacada por hackers. Para poder prevenir a sua empresa de ciberataques, há várias estratégias que pode implementar na sua empresa:

  • Ter um plano prévio de “como agir”, de forma a dar resposta rápida, caso a organização seja atacada. Estar prevenido é um ponto fundamental para dar a volta e recuperar deste tipo de acidentes.
  • Implementar sistemas de segurança de forma a proteger os dados da empresa e monitorizar quaisquer tipos de ameaças que possam aparecer.
  • Ter uma opção para fazer backups de todos os dados da empresa com regularidade.
  • Antivírus e firewall: é essencial manter os computadores e redes protegidas com atualizações regulares. As firewall integram grande parte dos antivírus e são a primeira barreira de segurança entre um computador e a internet.
  • Sensibilizar a equipa sobre questões de cibersegurança: os profissionais terão conhecimento das boas práticas de segurança que devem seguir e estarão capacitados para agir em situações destas com mais rapidez e eficiência.
  • Estar atento a tendências: as ciberameaças mudam constantemente. Para conseguir dar resposta, é necessário que se mantenha atento às tendências deste setor e adapte constantemente a estratégia de defesa da sua empresa, de forma a proteger-se e a diminuir o impacto de possíveis ataques que poderão surgir.

 

Pronto para prevenir a sua empresa?

 

Invista na segurança do seu negócio e fale com um dos nossos consultores especializados em cibersegurança para o ajudarmos a proteger a sua empresa.

Não se esqueça: mais vale prevenir do que remediar. Saiba como o podemos ajudar.