Cloud: A tendência que não pode ignorar em 2020
O crescimento exponencial do cloud computing é explicado pela facilidade do armazenamento externo, a rapidez na implementação, a sua escalabilidade e segurança. Os benefícios da sua implementação em organizações de variadas dimensões é uma das apostas chave nos planos de desenvolvimento de qualquer projeto. Além do seu potencial de inovação, a força e versatilidade das soluções cloud ainda têm muito a oferecer a pequenos, médios e grandes negócios.
Para apoiar nesta transição apresentamos duas linhas orientadoras, independentemente da área de atividade ou dimensão da empresa, para que possa preparar os próximos passos da sua transformação digital:
Cloud-first
Hoje podemos afirmar que em 2020 a estratégia cloud-first será a que indicará o arranque da inovação na empresa do futuro. Cloud-first implica avaliar, como primeira opção, a implementação na nuvem de qualquer projeto tecnológico destinado a incentivar o crescimento de um negócio ou a manter a sua competitividade.
Cloud híbrida
Conscientes deste processo imparável, as empresas também perceberam que precisam de encontrar formas de adotar uma abordagem de cloud híbrida, que possa aproveitar os dados e as aplicações, independentemente do local onde residam, quer em clouds públicas / privadas ou num centro de dados físico. Neste ambiente de cloud híbrida, assim chamado porque é uma combinação de cloud pública, cloud privada e soluções físicas, as empresas querem também todas as garantias de segurança e o controlo de todo o processo, e otimizar as vantagens de trabalhar em conjunto com as aplicações e bases de dados na cloud de forma rápida e simples. Para aqueles que procuram simplificar a transferência para a cloud, a cloud híbrida tornou-se numa solução popular para simplificar a transferência das infraestruturas on-premise para a cloud. Esta opção permite maior flexibilidade de escolha dos serviços de cloud e facilita a transformação digital global, assumindo menos riscos e reduzindo de forma significativa os custos do processo.
Neste cenário em mudança, os principais fornecedores de software lutam por posicionar-se na liderança das soluções cloud. Aqui, o Sage X3 tem uma posição de grande destaque para as grandes empresas do mercado nacional e internacional, pois assenta na plataforma tecnológica global do grupo Sage e permite uma arquitectura multi-níveis (multi-tier), evolutiva, totalmente escalável numa experiência de utilização 100% web. No segmento das PME’s a Sage apresenta o Sage 50cloud e o Sage 100cloud como soluções de gestão chave na mão afirmando-se perante a concorrência pela sua conectividade cloud.
Neste momento, o grande desafio dos fornecedores passa pela melhoria do software as a service (SaaS), produtos de bases de dados autónomas e a introdução de tecnologias emergentes como a inteligência artificial (IA), aprendizagem automática ou machine learning (ML), FaaS (Function as a Service) e aplicações específicas para a Internet das coisas (IoT), inovações que definirão uma nova era digital e que apresentam um enorme potencial para o desenvolvimento das organizações que não queiram ficar de fora do novo paradigma.