Descubra a importância do Comércio Online para as empresas
Atualmente, o comércio eletrónico é um dos mais importantes fenómenos da Internet em ascensão. Possibilita aos consumidores a compra de bens e serviços por via eletrónica sem barreiras de tempo ou distância.
Segundo o recente relatório Digital 2020 da Data Reportal, 80% dos utilizadores de Internet (dos 16 aos 64 anos de idade) pesquisaram online por um produto ou serviço para comprar.
Para além disso, 60% dos utilizadores de Internet portugueses (dos 16 aos 64 anos de idade) utilizam o telemóvel para aceder a shopping apps.
De facto, são cada vez mais as empresas que usam o comércio eletrónico como forma de colocar os seus produtos e serviços no mercado.
As empresas podem adotar o e-commerce B2B (Business to Business) quando comercializam produtos ou serviços para outras empresas ou o e-commerce B2C (Business to Customer) quando vendem diretamente ao consumidor.
Segundo um estudo recente da Google, 89% dos profissionais B2B começam por procurar fornecedores na Internet.
Alguns dados importantes
- 35% da população portuguesa com mais de 15 anos faz compras online e/ou paga contas online
- 81% dos utilizadores de Internet portugueses (dos 16 aos 64 anos de idade) visitam lojas online de retalho
- 65% dos utilizadores de Internet portugueses (dos 16 aos 64 anos de idade) compraram produtos online, em 2019
Em 2019, os consumidores gastaram mais dinheiro em Moda e Beleza, um aumento de 13% em relação a 2018. Em segundo lugar ficou a categoria de Produtos Eletrónicos e em terceiro Comida e Cuidado Pessoal.
O potencial do e-commerce B2B
As empresas portuguesas podem agora automatizar e otimizar processos internos e externos, oferecendo produtos e serviços a outras empresas revendedoras com mais eficiência e regularidade.
O e-commerce ajuda a impulsionar as vendas e a alcançar um público diferente. É ainda considerado uma ferramenta de marketing na divulgação de marcas e dos produtos e serviços associados a essas marcas. Representa uma nova forma de evolução e de diferenciação para as empresas.
Não é relevante que venda matérias-primas, peças, componentes, perfumes, medicamentos ou outro tipo de produtos. Todos os negócios beneficiam com uma estratégia de aumento de exposição, divulgação do seu portefólio e utilização de novos canais de venda para aumentar vendas.
Ao fazer negócios através de uma plataforma de e-commerce B2B, é possível oferecer experiências personalizadas, consistentes e coerentes a todos os seus públicos (distribuidores, importadores, revendedores, entre outras empresas), aumentando os níveis de fidelização e satisfação.
Vantagens
- Diminua o custo de aquisição de Cliente
- Fidelize o seu Cliente e obtenha um ciclo de venda mais curto
- Diminua o tempo de tratamento da encomenda
- Personalize o preço de venda
Algumas dicas para o seu e-commerce
- Coloque as informações de contacto num local bem visível
- Coloque informação clara e objectiva em cada produto
- Evite pop-ups e outras técnicas de marketing mais agressivas
- No preço deve incluir todas as taxas e custos inerentes à compra de forma a não causar dúvida ao consumidor
- Em termos de pagamento e por questões de segurança para ambas as partes, disponibilize métodos de pagamento como o paypal ou similares
- Mantenha o seu catálogo de produtos atualizado
- Implemente um sistema de gestão de stocks que permita uma atualização automática dos stocks disponibilizados na plataforma de vendas online
A coordenação de processos de logística é uma tarefa inerente a qualquer negócio, e no e-commerce não é diferente.
O grande segredo nas vendas online é conseguir uma integração tal entre os processos, que possibilite um fluxo rápido e eficiente de pedidos e permita atingir o melhor padrão de atendimento possível.
Para mais informação: