COVID-19 :: Descubra como trabalhar remotamente de forma segura

COVID-19 :: Descubra como trabalhar remotamente de forma segura 1

COVID-19 :: Descubra como trabalhar remotamente de forma segura

Com o aumento dos casos de COVID-19 (coronavírus) a cada dia, as organizações nos países afetados em todo o mundo estão a instruir os seus funcionários a trabalhar remotamente. No entanto, oferecer essa opção sem supervisão ou preparação adequada levanta preocupações de segurança.

Embora a tecnologia ofereça maior eficiência de produção com a possibilidade de trabalhar a partir de qualquer local, as organizações irão enfrentar um aumento significativo de incidentes de cibersegurança.

Prepare a sua empresa para uma fase de trabalho remoto

De acordo com a DGS, as empresas devem ter um plano de contingência específico para responder a um cenário de epidemia pelo novo coronavírus e divulgá-lo junto de todos os colaboradores.

«A empresa deve estar preparada para a possibilidade de parte (ou a totalidade) dos seus trabalhadores não ir trabalhar, devido a doença, suspensão de transportes públicos, encerramento de escolas, entre outras situações possíveis»

Neste contexto, as empresas devem ponderar o reforço das suas infraestruturas tecnológicas de comunicação e informação para as atividades que possam recorrer a formas alternativas de trabalho ou de realização de tarefas, designadamente pelo recurso a trabalho remoto, reuniões por vídeo e o acesso remoto dos clientes.

O facto de incentivar os funcionários a ficar em casa em resposta ao vírus, por longos períodos de tempo, pode trazer preocupações do ponto de vista da proteção de dados, isto porque o trabalho remoto aumenta significativamente as hipóteses de criação de propriedade intelectual importante fora do data center.

Se atualmente as empresas dependem do armazenamento destes dados em servidores de arquivos ou sistemas similares, os funcionários remotos provavelmente não poderão usar estes sistemas facilmente. Como resultado, vão criar e armazenar dados importantes diretamente nos seus laptops.

Sendo assim, as empresas devem rever a política de proteção de dados de laptops e dispositivos móveis. Muitas empresas não fornecem backup e recuperação para dispositivos móveis, mas este é o momento certo para fazê-lo.

COVID-19 :: Descubra como trabalhar remotamente de forma segura 2

 

A Pontual pode ajudar a criar um plano de reação para que os funcionários da sua empresa trabalhem em casa aumentando até os seus índices de produtividade e estabelecendo soluções de acesso remoto rápido e seguro perfeitas para funcionários remotos.

É possível permitir o acesso remoto em qualquer lugar, em qualquer dispositivo, a qualquer momento com a mesma conectividade e produtividade do escritório mas mantendo seguros os dados da organização.

Contacte-nos para mais informações.