As empresas portuguesas estão preparadas para reagir a crimes digitais?

As empresas portuguesas estão preparadas para reagir a crimes digitais? 1

As empresas portuguesas estão preparadas para reagir a crimes digitais?

Hoje em dia, as empresas trabalham com um grande volume de dados e comunicam entre dispositivos com facilidade, o que favorece um cenário de ataques cibernéticos para a tentativa de roubo de identidade, uso indevido de informação, uso ilícito de dados financeiros e apropriação de informação profissional com prejuízo para as empresas.

De facto, muitas empresas ainda não sabem como dar uma resposta adequada às ameaças online nem conhecem as suas consequências.

Muitos dos riscos informáticos diários são originados dentro da própria empresa, tais como: fugas de informação por parte dos colaboradores que, de forma inadvertida, divulgam palavras-passe; ações de colaboradores com más intenções dentro da empresa.

Mas os ataques externos também estão em crescimento, entre estes: ataques ao website que o forçam a ficar offline, software malicioso que engana os colaboradores e ataques com base no email para roubo de dados.

Neste contexto, torna-se uma prioridade a aplicação de medidas de proteção para que as empresas não fiquem vulneráveis. Estas ameaças podem ser evitadas através antivírus, firewalls, atualização regular dos sistemas de segurança, backups entre outras soluções.

A Pontual é especialista na implementação de soluções de Segurança TI e ajuda as empresas na identificação das vulnerabilidades de segurança da rede informática.