Digitalizar a sua faturação: desafios e oportunidades
As mudanças iniciaram no arranque de 2019, com a obrigatoriedade da faturação eletrónica a começar nos contratos públicos, ou seja, a aplicar-se à grande maioria dos fornecedores do Estado. Até ao final de 2020, está a ser feita uma implementação gradual no restante tecido empresarial. Para o consumidor final, a mudança mais visível é o facto de poder, caso aceite, deixar de receber uma fatura em papel, passando esta a ser emitida e enviada por meio eletrónico.
É extensa a lista de vantagens que podem resultar da digitalização da faturação na sua empresa. Numa altura em que a componente ambiental tem um lugar de destaque enquanto preocupação à escala global, a desmaterialização das faturas em papel é uma vantagem ecológica desta transição, associada a uma expectável poupança de custos na produção e emissão de documentos. Para além da nova legislação implicar a passagem da faturação em papel para o formato eletrónico, lançou as bases para o fim dos arquivos em papel nas empresas.
Um dos grandes potenciais da faturação digital está na maior eficiência administrativa, maior controlo da informação (pela centralização permitida pela transição do papel para o digital), maior rapidez nas transações e melhor gestão e otimização de recursos. Em alguns casos, pode, por exemplo, permitir a libertação de recursos humanos para outro tipo de tarefas de maior valor acrescentado. E pode ser um bom pretexto, nomeadamente, para introduzir mudanças nos processos de gestão que conduzam a uma menor burocratização na empresa. Ou seja, esta pode ser uma oportunidade para aproveitar para inovar e introduzir melhorias.
A tudo isto soma-se a realidade dos tempos que vivemos, em que lidamos com uma pandemia a nível global, e que torna ainda mais evidente este caminho da digitalização, na medida em que reduz o contacto necessário entre fornecedores e clientes. Introduzir estas mudanças implica suportar custos, que serão potencialmente recuperáveis, inerentes à digitalização do processo de faturação do seu software.
Ainda que se trate de uma imposição legislativa, as empresas têm muito a beneficiar com a digitalização da faturação. E quanto mais cedo adotarem esta nova medida, maior será a sua vantagem competitiva. A escolha de um bom parceiro nesse processo de adequação da sua empresa às novas regras faz toda a diferença pois está em causa a escolha da solução de software de faturação eletrónica que deve obedecer a regras específicas da Autoridade Tributária. A Pontual tem uma equipa experiente na implementação deste tipo de soluções disponível para apoiar a sua empresa neste processo de mudança.