Digitalizar a sua faturação: desafios e oportunidades

Digitalizar a sua faturação: desafios e oportunidades 1

Digitalizar a sua faturação: desafios e oportunidades

As mudanças iniciaram no arranque de 2019, com a obrigatoriedade da faturação eletrónica a começar nos contratos públicos, ou seja, a aplicar-se à grande maioria dos fornecedores do Estado. Até ao final de 2020, está a ser feita uma implementação gradual no restante tecido empresarial. Para o consumidor final, a mudança mais visível é o facto de poder, caso aceite, deixar de receber uma fatura em papel, passando esta a ser emitida e enviada por meio eletrónico.

É extensa a lista de vantagens que podem resultar da digitalização da faturação na sua empresa. Numa altura em que a componente ambiental tem um lugar de destaque enquanto preocupação à escala global, a desmaterialização das faturas em papel é uma vantagem ecológica desta transição, associada a uma expectável poupança de custos na produção e emissão de documentos. Para além da nova legislação implicar a passagem da faturação em papel para o formato eletrónico, lançou as bases para o fim dos arquivos em papel nas empresas.

Digitalizar a sua faturação: desafios e oportunidades 2

Um dos grandes potenciais da faturação digital está na maior eficiência administrativa, maior controlo da informação (pela centralização permitida pela transição do papel para o digital), maior rapidez nas transações e melhor gestão e otimização de recursos. Em alguns casos, pode, por exemplo, permitir a libertação de recursos humanos para outro tipo de tarefas de maior valor acrescentado. E pode ser um bom pretexto, nomeadamente, para introduzir mudanças nos processos de gestão que conduzam a uma menor burocratização na empresa. Ou seja, esta pode ser uma oportunidade para aproveitar para inovar e introduzir melhorias.

A tudo isto soma-se a realidade dos tempos que vivemos, em que lidamos com uma pandemia a nível global, e que torna ainda mais evidente este caminho da digitalização, na medida em que reduz o contacto necessário entre fornecedores e clientes. Introduzir estas mudanças implica suportar custos, que serão potencialmente recuperáveis, inerentes à digitalização do processo de faturação do seu software.

Ainda que se trate de uma imposição legislativa, as empresas têm muito a beneficiar com a digitalização da faturação. E quanto mais cedo adotarem esta nova medida, maior será a sua vantagem competitiva. A escolha de um bom parceiro nesse processo de adequação da sua empresa às novas regras faz toda a diferença pois está em causa a escolha da solução de software de faturação eletrónica que deve obedecer a regras específicas da Autoridade Tributária. A Pontual tem uma equipa experiente na implementação deste tipo de soluções disponível para apoiar a sua empresa neste processo de mudança.