Documentos Contabilísticos com informação sobre “Data Impressa”
Na Portaria nº 302/2016, o elemento “TransactionDate” deve ser preenchido com a data impressa no documento que serve de suporte ao registo.
Atualmente, caso possuísse o módulo de Gestão, este elemento já era preenchido com a data impressa no documento de suporte, aplicando-se aos documentos contabilísticos cuja origem fosse Documentos de Faturação, Recibos de Adiantamento, Compras e Recibos de c/c.
No entanto, no ecrã de Documentos Contabilísticos, não existia a possibilidade de visualizar este campo, e caso tivesse apenas o módulo de Contabilidade não era possível indicar a data do documento. A pensar nesta necessidade, no “Documentos Contabilísticos” passa a estar disponível o campo “Data impressa”.
O funcionamento deste campo é o seguinte:
-
- Se o documento contabilístico tiver origem em Documentos de Faturação, Recibos de Adiantamento, Compras ou Recibos de c/c, o campo “Data impressa” será preenchido automaticamente com a data do documento do Gestão.
- Se o documento contabilístico for introduzido manualmente, o campo “Data impressa” estará disponível para o utilizador preencher.
Posteriormente, ao produzir o ficheiro SAF-T-PT, o campo “TransactionDate” passa a ser preenchido da seguinte forma:
- Se o documento contabilístico for criado por integração de um documento do gestão, é exportada nessa tag, a data impressa no documento que serve de suporte a esse documento contabilístico;
- Se o documento contabilístico não for integrado, e o campo “Data impressa” estiver preenchido, é exportada essa data;
- Se o documento contabilístico não for integrado, e o campo “Data impressa” estiver vazio, é exportada nessa tag, a data do próprio documento contabilístico.