Use o ERP SAGE para fidelizar clientes

Use o ERP SAGE para fidelizar clientes 1

Use o ERP SAGE para fidelizar clientes

Ter uma carteira de clientes fidelizados é a base para estabilidade financeira de uma empresa. Assim, uma das primeiras coisas que devemos ter conhecimento é qual é a taxa de retenção ou fidelização de clientes da nossa empresa. É estimado que ganhar um novo cliente pode ser entre cinco a vinte vezes mais caro do que manter um já existente. O cálculo é mais ou menos simples, embora este varie em função de quantos clientes novos têm e quantos deixa de ter ou não repetem a compra. O número que obtém ao fazer este cálculo não tem que ser igual em todas as empresas pois depende muito do tipo de produto ou serviço que fornece. Em qualquer caso, o objetivo é sempre aumentar a retenção, alcançar a fidelização de clientes.

Alcançar este objetivo, passa por estar atento às necessidades do seu cliente tentando dar resposta às suas inquietações e construindo uma relação sólida de confiança. Algo em que o seu ERP Sage pode ajudar ao permitir gerir e planificar os recursos empresariais para aumentar a fidelização dos clientes. Para isso, deve ter uma boa base de dados, quer dos produtos quer da qualidade e suporte que exigiram, os prazos de entrega e as taxas de devolução. A análise de dados pode ajudar a descobrir padrões, reconhecer quais os clientes de maior risco e quais os clientes que demonstram maior fidelização. Além disso, ao usar os painéis e mapas de análise bem configurados, tem a possibilidade de prever futuras necessidades antecipar-se a elas para conseguir não só novas vendas, mas um maior compromisso por parte do cliente.

Ao utilizar um software para o fabrico e o controlo dos produtos, consegue obter informação acerca das incidências que existiram no seu fabrico. Se tiver em conta toda esta informação, não só pode melhorar como empresa, mas também fabricar melhores produtos, melhorando desta forma a satisfação do cliente e, portanto, a sua fidelização. Além disso, também pode inspirar a desenvolver novos produtos ou serviços associados aos que têm mais sucesso entre os clientes. Também pode segmentar por zonas se alguns destes produtos tiverem mais ou menos sucesso. Falando em segmentação, também pode realizá-la com os clientes, de forma que possa personalizar as futuras ações que realizar com eles. Por exemplo, se se dedicar ao fabrico de mobiliário, poderá preparar uma promoção concreta para aqueles que estão a comprar uma mesa levando-os a adquirirem as cadeiras e evitando assim que recebam outras promoções.

 

Use o ERP SAGE para fidelizar clientes 2

 

O ERP é fundamental para que o cliente saiba em todo o momento se há disponibilidade de stock do produto que pretende comprar. Com o software adequado pode não só otimizar todo o seu inventário, como criar alertas para minimizar as possibilidades de ficar sem stock. Tem ainda a possibilidade de partilhar com o cliente se o seu produto já está em fabrico, se já saiu da fábrica e voltar a agradecer a confiança depositada no seu negócio. Se os clientes tiverem problemas com as suas encomendas, os comerciais ou o departamento técnico também podem registar as incidências no sistema, de forma que o departamento de atendimento ao cliente saiba a todo o momento o que aconteceu e como poder resolver o incidente.

Na Pontual, fruto de 26 anos de atividade, contamos com uma vasta experiência consolidada na implementação e desenvolvimento de soluções de software que permitem responder agilmente às necessidades e complexidades de cada área de negócio e pensadas para rentabilizar eficiência, promover a produtividade e aumentar a fidelização dos seus clientes.