5 erros que impedem a inovação nas empresas
Uma empresa só investe em inovação se libertar recursos do negócio no presente para investir no futuro. O ciclo entre ser rentável, libertar recursos, investir na inovação, em novos produtos, processos, mercados, clientes, que não dão resultados no ano imediato mas a prazo, vai permitir à empresa um novo crescimento. Conheça os erros mais comuns que impedem os empresários de abraçar a inovação sem limitações.
5 erros que impedem a inovação nas empresas
- Acumular tecnologia. Estar atento aos constantes avanços no mundo da tecnologia é sempre positivo, mas isso não significa que deve aderir a todas as novidades. A tecnologia de ponta pode ser essencial para o crescimento, mas apenas se for adaptada ao contexto do seu negócio. Algumas inovações podem não acrescentar nada ao seu negócio e isto pode-se traduzir em perdas para a sua empresa. Se ainda não conseguiu extrair o máximo das ferramentas que utiliza atualmente, contratar novas ferramentas vai tornar tudo mais confuso e dispendioso.
- Mais formação e comunicação. Estes são dois pontos que devem ser considerados essenciais no crescimento da sua empresa. Formar os seus colaboradores e melhorar a forma de comunicar com eles é absolutamente essencial para um bom funcionamento. Muitas empresas acreditam que a formação é suficiente para corrigir todas as coisas que estão mal, mas isso por si só, não chega. Procure acompanhar de perto os funcionários em formação, de forma a medir o impacto desse investimento pois de outra forma, é provável que nunca venha a saber se a formação resultou em melhorias ou não.
- Mais informação. As novas tecnologias permitem a recolha de cada vez mais dados, mas a maioria das empresas não está preparada para os analisar e trabalhar, seja por falta de ferramentas ou por falta de pessoal qualificado. Nesse sentido, procure profissionais e tecnologia que permitam trabalhar os dados e obter informações e relatórios essenciais para a gestão do seu negócio. Deve procurar fazer este processo de uma forma sustentável e ao longo do tempo, tendo em mente a qualidade e não a quantidade da informação.
- Pensar apenas no proveito. O objetivo final de todas as empresas é o lucro, contudo, pensar única e exclusivamente nos proveitos e não considerar os gastos necessários para o crescimento pode fazer com que a empresa perca o equilíbrio a médio e longo prazo. Imaginemos que, na sua empresa, existe um área ou setor sem perspetivas de lucro imediato, mas que este cenário pode vir a alterar nos próximos 6 meses ou 1 ano. Tendo em mente que, antes de chegar ao modelo ideal vai lidar com prejuízos, pode encarar a situação como um investimento a longo prazo.
- Foco na reorganização. Reorganizar a empresa e os seus colaboradores em novas funções nem sempre é a solução para os problemas. Em muitos casos, são necessárias mudanças mais drásticas, tanto em termos de tecnologia, como em escolha de talento. O excesso de reorganizações pode fazer com que a sua empresa atue de forma “improvisada” mais tempo do que deveria. Caso precisa de um colaborador para uma determinada área, sempre que possível contrate um especialista e não arrisque constantemente em adaptações de última hora.