91% dos líderes de TI estão a mudar a estratégia da Cloud para se adaptarem ao novo normal

91% dos líderes de TI estão a mudar a estratégia da Cloud para se adaptarem ao novo normal 2

91% dos líderes de TI estão a mudar a estratégia da Cloud para se adaptarem ao novo normal

O uso de cloud está a aumentar devido à pandemia da COVID-19. À medida que existem mais pessoas a trabalhar remotamente e as empresas reavaliam as operações do seu quotidiano, cerca de 91% dos líderes de TI em todo o mundo afirmam que foram forçados a mudar as suas estratégias de cloud para operarem no novo normal.

Para garantir o sucesso do negócio é imperativo maximizar o retorno do investimento em software existente, ao mesmo tempo que se inova e adota novas tecnologias.

Mais de 80% dos líderes de TI explicam que as suas organizações aumentaram o seu uso global de cloud, com 60% a acreditar que este aumento vai continuar, e apenas 22% a sentir que o crescimento foi nivelado.

Esta crise foi um choque de realidade para muitas empresas. As que já usavam plataformas Cloud – privada, pública ou híbrida – nas suas infraestruturas e soluções atuais de ferramentas colaborativas de mensagens, gestão de projeto e trabalho em equipa, equipamentos mobile e laptop, conetividade sem fios, formação e promoção da adoção dessas ferramentas, etc – , foram as que se adaptaram mais rapidamente a este novo normal causado pela pandemia COVID-19, com menos perda de produtividade.

A Pontual Software Solutions enquanto parceira digital da Altice Empresas e especialista em Cibersegurança propõe e desenha soluções à medida com acessos a recursos de um Data Center virtual, partilha de informação nas PME’s e simplifica os processos de faturação. Neste novo paradigma é fundamental fomentar o trabalho em equipa e em mobilidade, com toda a segurança, através de aplicações simples e intuitivas.

91% dos líderes de TI estão a mudar a estratégia da Cloud para se adaptarem ao novo normal 3

Garantir a salvaguarda dos sistemas e bases de dados da empresa em infraestruturas próprias, acarreta muitas vezes custos de manutenção elevados e dispêndio de recursos. Para além disso, esta fica exposta à imprevisibilidade de ocorrência de acidentes, capazes de causar a inacessibilidade, ou mesmo a destruição da sua informação, com consequências muitas vezes irreparáveis. Um simples curto-circuito, uma falha de hardware, um erro na migração de dados, um furto, ou uma falha humana, podem ser o suficiente para conduzir de imediato à inoperacionalidade total ou parcial dos serviços, pondo em causa a continuidade do negócio.

Por isso, um número crescente de empresas opta por assegurar o alojamento e a proteção dos seus sistemas e bases de dados fora das suas instalações, em data centers externos, num ambiente cloud, que lhes permite gerir de forma flexível os recursos computacionais e de armazenamento dos seus dados, sem terem de suportar custos com a gestão e manutenção de infraestruturas internas.