Dicas práticas para a gestão da sua clínica veterinária
Organize as informações dos seus clientes
Sabe aquele cliente antigo que desde há décadas lhe confia a saúde dos seus animais?
O que fez com todas as informações referentes aos atendimentos realizados nesse período? Se respondeu que tem tudo organizado no seu arquivo e que tem acesso a todas essas informações de forma simples e rápida, parabéns: é uma exceção.
A maior parte das clínicas e centros veterinários não percebe a importância e a responsabilidade que é cuidar dessas informações. Na verdade, elas pertencem ao cliente e devem ser disponibilizadas sempre que solicitado.
O veterinário é, pois, o guardião dessas informações, sendo que, na ótica do cliente, o mínimo que deve fazer é cuidar delas.
Analisando, agora, o tema pelo lado do profissional: se é o veterinário de um animal, e quem cuida dele desde que nasceu, será você o maior beneficiado se todas as informações relativas ao mesmo estiverem organizadas.
Quando o seu cliente chega à clínica com o animal doente, os primeiros passos a dar serão a verificação do histórico de atendimentos e a caderneta de vacinação, bem como as patologias identificadas.
Se o seu arquivo estiver bem organizado, ajudá-lo-á no seu quotidiano profissional, facilitando o seu trabalho e tornando a sua clínica mais dinâmica e produtiva.
“Comandar muitos é o mesmo que comandar poucos. Tudo é uma questão de organização”
Sun Tzu
Como seria a sua rotina, e a de muitas clínicas, se todos os atendimentos, exames, documentos, vacinas, estivessem registados apenas em papel e de forma desorganizada? Não funcionaria bem, com certeza.
Assim, quando mantém as informações dos seus clientes organizadas, para além de cumprir o seu dever de guardião das informações, a gestão da sua atividade torna-se mais simples e a clínica mais ágil e confiável. Toda a sua equipa lhe irá agradecer. Trabalhar num ambiente organizado irá melhorar a performance da sua empresa e fazer com que todos se sintam melhor.