NPS da Pontual ultrapassou os objetivos em 2022
No ano de 2022, o Net Promoter Score (NPS) da Pontual foi 54, fixando-se 4 pontos acima do objetivo da empresa. O valor teve origem em 182 respostas de clientes, com uma percentagem de aprovação dos produtos e serviços que atingiu os 94,5%.
Em 2022, uma larga maioria dos clientes da Pontual está satisfeito com os produtos e serviços da empresa. O NPS, indicador utilizado a nível global para medir a satisfação e fidelização dos clientes das empresas, fixou-se, no último ano, no valor 54, ultrapassando o objetivo previamente estabelecido (50).
Foram recolhidas 182 respostas de clientes, sendo a Unidade CEGID (Primavera) a que angariou o número mais elevado de respostas (84). Feitas as contas, do universo total de respostas dos clientes na área de serviços, 54,4% mostraram-se muitos satisfeitos, e 40,7% satisfeitos. Na área de produtos, as percentagens atingiram os 40,1% e os 54,4% (muito satisfeitos e satisfeitos, respetivamente).
António Teixeira, CEO da Pontual, realça a “satisfação de ver as nossas equipas reconhecidas pelo seu trabalho junto dos clientes”. A divulgação do NPS da Pontual teve lugar na mais recente Reunião Geral de Colaboradores da empresa, em janeiro de 2023, em Santa Maria da Feira, onde foram também apresentados os resultados globais de 2022.
O que é o NPS?
Criada em 2003 por Fred Reichheld, a metodologia de NPS (Net Promoter Score) é utilizada por empresas de todo o mundo para medir a lealdade e satisfação dos seus clientes. A métrica é calculada a partir da pergunta “Numa escala de 0 a 10, qual a probabilidade de recomendar este produto/empresa a um amigo ou colega?” e funciona como uma bússola para as empresas, que podem, assim, fazer as mudanças necessárias para melhorar o apoio ao cliente, apostar em novos produtos e serviços, entre outros.
Os resultados do NPS distribuem-se em 4 zonas de classificação distintas:
- De -100 a 0: A maioria das pessoas que interagem com a empresa têm uma má experiência e não recomendam os seus produtos e/ou serviços.
- De 1 a 30: Embora a empresa já tenha alguns clientes promotores, existe ainda uma grande margem para melhorar.
- De 31 a 50: As empresas desta zona de classificação, onde se encontra a maioria das empresas, já têm um grupo de promotores sólidos.
- De 51 a 70: As empresas que ultrapassam o valor 50 encontram-se acima da média e contam com um grupo de promotores superior ao da generalidade das empresas.
- De 71 a 100: Raramente alcançável, um NPS superior a 70 está apenas ao alcance de muito poucas empresas ou instituições.