Otimize a infraestrutura TI com uma combinação de Cloud e On-Premise
À medida que mais empresas migram os seus sistemas para soluções Cloud, é crescente a perceção de que o modelo de Cloud pública – aquele em que o hardware, o software e as outras infraestruturas de apoio são detidos e geridos pelo fornecedor – não é a solução para todas as organizações, dependendo da respetiva complexidade de processos e exigências ao nível de desempenho, agilidade e acessibilidade.
Neste sentido, cada vez mais as arquiteturas de armazenamento em Cloud híbrida estão a evoluir.
O que é a computação em Cloud híbrida?
Como o próprio nome indica, a nuvem híbrida é um modelo de computação que combina as características da Cloud pública e da Cloud privada – esta, por sua vez, é aquela em que o servidor e alojamento estão dentro da empresa e mantidos numa rede privada.
A Cloud híbrida é um modelo que combina infraestrutura no local juntamente com uma Cloud pública, permitindo que os dados e as aplicações se movam entre os dois ambientes – com a vantagem de poder manter em segurança as informações confidenciais e que não pretenda que sejam partilhadas além da esfera interna da organização.
Muitas empresas estão a optar por esta abordagem não só para cumprirem regulamentos relacionados com a proteção de dados, mas também para tirar o máximo partido da infraestrutura TI que têm dentro de portas, bem como solucionar problemas de baixa latência e performance.
Quais as vantagens da Cloud híbrida?
Uma plataforma de Cloud híbrida dá às organizações muitas vantagens, como maior flexibilidade, mais opções de implementação, segurança, conformidade e obtenção de mais valor a partir da infraestrutura existente.
Por exemplo, é possível ir buscar facilmente recursos à Cloud pública para suportar qualquer capacidade excedida na infraestrutura local, com a empresa a gastar apenas em função dos recursos que utilizou temporariamente, durante esse período.
Além disso, é possível utilizar todo esse potencial sem que os dados e informação confidencial – como os dados dos seus clientes – sejam partilhados.
Esta relação custo-benefício entre a implementação de aplicações e sistemas de gestão nos modelos Cloud e On-Premise não é, muitas vezes, óbvia. A revolução digital está a pressionar o mercado a um ritmo nunca antes visto e as organizações são desafiadas todos os dias.
No fundo, a grande vantagem é poder tirar o melhor partido dos dois modelos: da Cloud pública obtém-se a flexibilidade, escalabilidade e agilidade; da On-Premise retira-se a maior segurança, confiança e velocidade de integração com outras plataformas e equipamentos locais.
Fale connosco para saber mais sobre a implementação de uma infraestrutura híbrida (Cloud & On-Premise)
Na Pontual encontra todas as soluções que precisa:
- Data Center;
- Servidores;
- Armazenamento;
- Virtualização.