Conheça três palavras que vão marcar o ano 2019


Conheça três palavras que vão marcar o ano 2019

A Pontual está consciente de que com a publicação da Portaria 31/2019 há deveres contabilísticos e fiscais a cumprir muito em breve, consideramos que o momento para agir é agora.

Assim, de forma simples e sucinta passamos a definir estas palavras:

– SAF-T(PT) da contabilidade: contém todos os movimentos contabilísticos e taxonomias da empresa a entregar à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT);

– SVAT, o Selo de Validação AT: é o escudo protetor, é a garantia que a estrutura, e o conteúdo dos dados estão em conformidade com as regras definidas pela AT garantindo que o SAFT-(PT) de Contabilidade será validado com sucesso;

– IES, Informação Empresarial Simplificada: pré-preenchimento automático pela AT de alguns campos e quadros do Anexo A e I da IES.

A superação deste novo desafio para as empresas portuguesas vai depender de como será lançando o ano de 2019, e se todos os requisitos exigidos pela AT para os movimentos estão ou a não a ser cumpridos. Por isso é importante que os contabilistas e gestores de empresas estejam preparados para estas mudanças e conheçam toda esta nova temática e as repercussões que poderão trazer nos processos contabilísticos das empresas.

sfa-screenshot