Procurement, um papel de relevo na gestão logística
Uma das melhores formas de gerir o Procurement é através de sistemas especializados para o efeito. Existem ferramentas bastante completas que podem ser um bom complemento nas diferentes etapas da gestão de fornecedores, entre elas: a colaboração entre os fornecedores, a análise de gastos, o E-Sourcing, o Contract Lifecycle Management (CLM) ou a gestão de abastecimento. Com a utilização de Warehouse Management Solutions, é possível:
- Otimizar custos – Perceber os porquês dos custos e encontrar soluções de poupança através de análises de redução de custos ou identificando outras oportunidades de negócio menos dispendiosas.
- Análise de dados- O sistema assegura o acesso a toda a informação, de forma segura e robusta, permitindo-lhe perceber melhor como, quando e em que situação está a gastar. Isto, numa segunda fase, possibilita a execução de ajustes que atuam no aumento da rentabilidade.
- Melhoria de rentabilidade – Permite uma tomada de decisões mais estratégica, e um acompanhamento mais próximo do processo, permitindo enviar relatórios consoante as contribuições para cada organização.
- Integração de vários sistemas – Integra-se facilmente nos sistemas já existentes e tem um rápido retorno do investimento, de modo a permitir compensar os gastos.
Todo este processo de Procurement, em cadeia, permite rentabilizar o processo de compra. Com a redução de custos, as empresas podem investir em melhorias, como é o caso do atendimento ao cliente e o aumento da satisfação dos consumidores.