Ransomware ao ataque nos NAS
O RANSOMWARE tem evoluído e tem vindo a adaptar-se às alterações do mercado. Agora tem vindo a focar-se em algo ainda mais preocupante para os utilizadores, os dispositivos onde armazenam as cópias de segurança: NAS.
Em resposta ao RANSOMWARE (e não só), muitos utilizadores decidiram proteger-se com a aquisição de NAS, para terem maior facilidade na gestão da sua informação e backups. Agora, temos o RANSOMWARE também a reagir a essa tendência, passando a ter os NAS como principal objetivo e não apenas os computadores pessoais.
Um relatório da Kaspersky dá conta desse fenómeno, com um aumento dos ataques de RANSOMWARE contra NAS, que têm um efeito muito mais devastador. Se, no caso de um ataque contra um computador com backup feito num NAS, o “estrago” se limita a perder o tempo necessário a repor a informação (e a eventual perda de dados de algumas horas ou dias), um ataque de RANSOMWARE que chegue ao próprio NAS põe em perigo toda a informação digital que o utilizador lá tiver armazenada – e que, desde logo, se assume que será suficientemente importante para merecer estar no NAS.
É, por isso, extremamente importante que se optem por NAS que, à semelhança dos sistemas desktop, contêm com atualizações de segurança regulares. Isto para evitar que, em vez de funcionar como um “salva-vidas” digital, em caso de infeção por RANSOMWARE num PC, se torne na vítima do próprio RANSOMWARE, colocando em risco toda a nossa vida digital.