Como retificar uma fatura

Como retificar uma fatura 1

Como retificar uma fatura

As empresas que iniciaram recentemente a sua atividade talvez não estejam à vontade com o processo de emissão e retificação de faturas. Existem aspetos que não são obrigatórios na emissão destes documentos e que pode usar apenas se se adequarem ao seu negócio, outros não, conheça os elementos que devem sempre constar de uma fatura:

Número de documento e data

Todas as faturas devem ser datadas e numeradas sequencialmente.

Identificação da empresa

Todas as faturas devem conter o nome, firma ou denominação social, a morada do domicílio ou da sede e o NIF da empresa que vende ou presta o serviço.

Identificação do cliente

Caso se trate de um sujeito passivo de IVA todas as faturas devem conter o nome, firma ou denominação social, a morada e o NIF do mesmo. Caso não seja um sujeito passivo de IVA (particulares), estes dados não são obrigatórios.

Produtos e/ou serviços faturados

Todas as faturas devem conter a denominação dos bens ou serviços e as suas quantidades, especificando os elementos necessário para determinar a taxa a aplicar. Devem ainda conter o preço, retirando os impostos relativos aos bens ou serviços, as taxas aplicadas e a soma de imposto a pagar. Caso nenhum imposto for aplicado, a empresa deve indicar o motivo. Por fim o documento deve igualmente conter a data da colocação à disposição dos bens, da realização dos serviços ou da realização de pagamentos anteriores à realização das operações, caso tal data não coincida com a data em que foi emitida a fatura.

Em caso de erro, por motivo algum, pode alterar os dados de uma fatura depois desta ser emitida, mas podem anulá-la se não tiver sido enviada ao cliente. Devem, neste caso, emitir uma nova fatura e manter em arquivo a que foi anulada. Se a fatura já tiver sido enviada ao cliente, deve emitir um documento complementar que retifique as informações que estão erradas:

Nota de crédito

Se tiver faturado em excesso (quantidades e/ou preços), esta nota de crédito pode ser abatida à fatura. Também tem a possibilidade de emitir uma nota de crédito pelo valor total da fatura e, em seguida, emitir uma nova fatura com os valores corretos.

Nota de débito

Pode fazê-lo caso tenham faturado preços inferiores ao que era suposto. Contudo, nunca devem usar uma nota de débito para debitar ao cliente produtos, serviços ou outras taxas em falta. Neste caso, deve ser emitida uma fatura adicional.

Com o software de faturação Sage e a devida parametrização da nossa equipa de consultores as faturas têm sempre todos os elementos exigidos por lei. Com o Sage pode ainda criar o seu modelo de impressão dos documentos tornando-os assim mais apelativos e à imagem do seu negócio. E mais do que emitir faturas, para clientes com contrato ativo, a Sage assegura ainda que está sempre em conformidade com a legislação fiscal que vai sendo criada ao longo do tempo. Em caso de dúvidas ou necessidade de assistência técnica pode sempre contar com a equipa de consultores especializados da Pontual para ajudar.