Sistema Europeu de Verificação de Medicamentos

verificação de medicamentos

Sistema Europeu de Verificação de Medicamentos

A Organização Europeia de Verificação de Medicamentos (EMVO – European Medicines Verification Organisation) anunciou que o Sistema Europeu de Verificação de Medicamentos (EMVS – European Medicines Verification System) está agora disponível em toda a UE. O sistema em vigor desde o passado dia 9 de fevereiro de 2019 é um grande passo na prevenção da entrada ilegal de medicamentos falsificados na cadeia de distribuição farmacêutica.

Esta Diretiva da EU estabelece que devem ser introduzidos dois novos elementos de segurança na embalagem de medicamentos, estes novos recursos permitem a verificação da autenticidade e a identificação de cada embalagem individualmente. A legislação afirma que as empresas farmacêuticas e os importadores são agora obrigados a imprimir um código Data Matrix na embalagem de medicamentos. Dentro do código, há um Identificador Único, constituído por um número de série aleatório exclusivo para cada embalagem e o código do produto.

Identificador Único

Fonte: www.tveuropa.pt

Esse Identificador Único é carregado no HUB EMVS pelos fabricantes e ao longo da cadeia de distribuição, os armazenistas e os distribuidores assim como outras todas as partes envolvidas irão fazer uma leitura ótica do código Data Matrix usando software especialmente desenvolvido para verificar sua autenticidade. Quando o medicamento é vendido ao paciente pelo farmacêutico, é feita a leitura ótica do código Data Matrix da embalagem e retirado da base de dados EMVS como uma verificação final de segurança.

A solução UPMVS desenvolvida pela PONTUAL SOFTWARE SOLUTIONS é certificada pela EMVO e tem por base esta necessidade de ligação de entidades da indústria farmacêutica com o HUB Nacional. O UPMVS é uma solução para distribuidores / armazenistas farmacêuticos (Wholesalers), composto por um interface de utilizador, que permitirá efetuar as operações de comunicação com o HUB e uma base de dados SQL Server onde ficará registada toda a interação com o HUB, desde comunicações, artigos, lotes e números de série já registados e utilizados na aplicação.