Smart – Definição inteligente de objetivos

Blog - SMART

Smart – Definição inteligente de objetivos

Agora que estamos na reta final de um ano comercial, a reavaliação de objetivos para o próximo ano é uma tarefa já no horizonte.

 

Definição e exemplos de objetivos SMART para empresas

Trata-se de uma regra prática para definir objetivos claros para todos, eliminando mal entendidos. Cada uma das suas letras corresponde a um dos 5 elementos que um objetivo SMART deve ter:

 

1- Specific – Especifico, Simples, Sensível, Com significado.

Especifico significa referente a algo único, e é o oposto de geral, amplo, vago. Um objetivo especifico deve detalhar onde se quer chegar, de forma inequívoca. Não adianta dizer que o seu objetivo é ter lucro, ou vender mais. Estes são objetivo gerais e não exemplos de objetivos SMART.

Um exemplo de objetivo SMART, no que diz respeito a esta característica, poderia ser: Quero vender mais serviços de contabilidade nos meus 3 escritórios, para aproveitar a obrigação de todas as empresas aplicarem as Taxonomias.

 

2- Measurable – Pode ser medido.

Quando nos referimos a mensurável, não significa somente definir uma medida, um número a ser atingido. Deveremos também identificar de que forma esse objetivo poderá ser medido e acompanhada a sua evolução.

Por exemplo, se determinado objetivo mencionado fosse definido como fazer 75% das crianças da cidade felizes, não haveria como o medir. É um critério subjetivo e impossível de medir. O correto seria algo como: Aumentar em 35% a faturação anual de serviços prestados a clientes, nas 2 lojas do grupo, para aproveitar as obrigações decorrentes da aplicação das Taxonomias.

 

3- Achievable – Atingível

Um objetivo SMART deve poder ser atingido. Objetivos definidos muito acima do que a realidade permite, constituem fatores desmotivadores para as equipas.

Muito provavelmente que um aumento não de 35% mas de 500% no exemplo acima (dependendo das situações, é certo), seria algo impossível de atingir, descredibilizando o objetivo e desmotivando todos os que têm por função torná-lo uma realidade.

 

4- Relevant – Relevante, Realística, Baseada em resultados.

Todos os objetivos definidos devem também trazer resultados práticos que permitam à empresa crescer. Objetivos SMART têm que ser importantes para o negócio/empresa.

Por exemplo, definir como objetivo trocar os ratos de todos os postos de trabalho da empresa, por ratos sem fios, pode ser até algo necessário e importante para a satisfação dos colaboradores, mas em nada ajuda a empresa a conquistar novos mercados, aumentar o número de clientes, de faturação, etc…

 

5- Time Bound – Temporal, Limitada no Tempo e Recursos).

Todos os objetivos devem ser limitados no tempo. Para isso deverá ser definida uma data, um prazo para alcançar esse objetivo.
Por exemplo, conseguir aumentar em 35% a faturação de serviços, até o final do ano.

 

No ToBeFlow, todos os utilizadores acompanham diariamente a evolução dos seus objetivos quantitativos.

[icon name=”envelope-o” class=”” unprefixed_class=””] Peça-nos mais informações!