As principais tendências na gestão logística
A pandemia da COVID-19 obrigou à mudança e adaptação de vários hábitos dos consumidores, obrigando também o comércio e as áreas de suporte a um grande reajuste. Para 2021, o setor da logística será um dos que poderá tirar maior proveito da evolução do mercado e dos novos hábitos, embora precise de se reinventar e adaptar à nova realidade. Surgem assim novas tendências para o próximo ano na área da gestão logística, que se tornam, agora, pilares centrais nos planos de evolução das empresas deste setor.
Cold Chain
Com a luta contra a COVID-19 a ganhar tração, começa a emergir a necessidade de transportar, com as devidas condições de frio, as vacinas que serão usadas para combate a este vírus. Desta forma, o ano de 2021 será marcado pela evolução do Cold Chain, obrigando a logística a desenvolver estratégias para manter um controlo rigoroso da temperatura durante todo o processo. Esta evolução irá também, no futuro, beneficiar a distribuição de alimentos, medicamentos e químicos.
e-Commerce e maior agilidade nas entregas
O e-Commerce tem ganho popularidade no nosso país, sendo um método de compra cada vez mais usado. No entanto, eram ainda muitas as pessoas que resistiam fortemente a este conceito de compra, optando por adquirir os produtos em loja física. Com o avançar da pandemia, este foi um hábito que teve obrigatoriamente de mudar para muitos consumidores, uma vez que se viram obrigados a adotar este método para adquirir os produtos que pretendiam nos momentos de isolamento. Para fazer frente a um número cada vez maior de encomendas, a logística e as cadeias de abastecimento precisam, agora, de se adaptar a esta nova realidade, de forma a se tornarem mais ágeis e permitirem uma entrega eficiente, reduzindo os custos de entrega. O conceito de Direct-to-Consumer começa também a ganhar valor junto do consumidor e das empresas, sendo necessário que as empresas desenvolvam processos de Last Mile, de devoluções e de integrações com tecnologias relacionadas com o e-Commerce para permitir o dropshipping ou o Direct-to-Consumer.
Foco na Sustentabilidade
Com a crescente preocupação dos consumidores pelas questões sustentáveis, este é um argumento que é cada vez mais procurado pelas empresas de forma a destacarem-se no mercado e a ganhar uma maior lealdade dos seus clientes. O conceito de logística verde será assim destaque em 2021, levando a que sejam repensadas as embalagens e a pegada ecológica das empresas de distribuição.
5G e IoT
Os consumidores procuram agora obter cada vez mais informações sobre o processo de envio das suas encomendas, sendo cada vez mais importante a possibilidade de oferecer um correto seguimento de cada pacote. O 5G e o IoT irão, assim, representar um papel fundamental na gestão logística ao permitir registar de forma automática a localização e estado da encomenda, mediante a utilização de pequenos sensores, códigos QR ou RFID.
Inteligência Artificial, Machine Learning, Big Data e Data Analytics
Com a captação e análise de grandes quantidades de dados, mediante Big Data e Data Analytics, é possível utilizar a Inteligência Artificial e o Machine Learning para identificar e replicar padrões e procedimentos repetitivos de forma a facilitar o trabalho manual e aumentar a eficiência do processo logístico.
Experiência de compra Omnicanal
A experiência de compra dos consumidores é hoje cada vez mais diversificada, havendo pontos de contacto com os produtos e as marcas em várias plataformas. Vivemos, assim, numa época onde o omnicanal lidera e as empresas necessitam de estar prontas a responder com uma boa experiência de compra, independentemente do canal onde esta é feita. O setor da logística terá, assim, de responder com um processo logístico cada vez mais afinado, permitindo rentabilizar as suas cargas e reduzir os custos de envio. Além disso, firma-se como uma das principais ligações com o cliente, o que obriga a garantir constantemente uma boa experiência de entrega junto do cliente.